logo_claro

S. Francisco Marto | o menino das Bem-aventuranças

S. Francisco Marto | O menino das Bem-aventuranças

S. Francisco Marto | o Menino das Bem-aventuranças

Casa das Candeias preparada para a JMJ

Dia 9 – Novena dos Pastorinhos

Dia 8 – Novena dos Pastorinhos

Dia 7 – Novena dos Pastorinhos

Dia 6 – Novenas dos Pastorinhos

Fundação Francisco
e Jacinta Marto

A Fundação Francisco e Jacinta Marto é uma instituição da Diocese de Leiria-Fátima que tem como finalidade principal a de contribuir para o conhecimento da vida e santidade dos Santos Francisco e Jacinta, bem como a de promover o culto a estes Santos, os mais jovens da História da Igreja.

1952

Os Processos de Canonização de Francisco e Jacinta Marto foram introduzidos pelo Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, em 1952. Nessa altura, foi nomeado Postulador o Cónego João Pereira Venâncio que dará início aos dois Processos.

Abril 30

A primeira sessão dos Processos diocesanos para o inquérito sobre as virtudes dos pastorinhos foi realizada a 30 de Abril de 1952.

1954

O Cónego João Pereira Venâncio fora, entretanto, nomeado bispo em 1954, e assumira a Diocese de Leiria em 1958.

1960

O Cónego João Pereira Venâncio nomeia o P. Luís Kondor, SVD, como Postulador das Causas dos dois pastorinhos, cargo que o sacerdote húngaro ocupará até 2009, ano do seu falecimento.

1979
2 de Julho e 3 de Agosto​

Conclusão dos Processos diocesanos para o inquérito sobre as virtudes dos pastorinhos em 2 de Julho e 3 de Agosto, para a Jacinta e o Francisco respetivamente.

Os Processos foram entregues em Roma e, nesse mesmo ano, o P. Paolo Molinari, SJ foi nomeado Postulador  in urbe e o P. Luís Kondor, SVD, Postulador  extra urbem. Depois de um longo debate sobre a possibilidade da espiritualidade de uma criança alcançar maturidade de fé – já que, até então, apenas se canonizara crianças cristãs martirizadas –, a Congregação para a Causa dos Santos emite um parecer sobre a «idoneidade dos adolescentes para o exercício heróico das virtudes e do martírio», no qual se mostra favorável à possibilidade da canonização de crianças no uso da razão.

1988​

Com esse parecer favorável, as Positio sobre as virtudes do Francisco e da Jacinta foram redigidas e apresentadas à Congregação para a Causa dos Santos em 1988.

2000
Maio 13​

A 13 de Maio ano jubilar, o Papa João Paulo II, em Fátima, beatificou Francisco e Jacinta. A história da Igreja testemunhou, assim, pela primeira vez, a beatificação de crianças não-mártires com tão pouca idade (Jacinta faleceu com 9 anos e seu irmão com 10).

2009
Outubro 28​

28 Outubro falecimento do P. Luís Kondor, SVD.

Novembro 1​

A 1 de Novembro foi nomeada Postuladora extra urbem a Ir.ª Ângela de Fátima Coelho, ASM.

2012
Junho 22​

A 22 de Junho de 2012, é nomeada Postuladora in urbe.

2017
Março 23​

A 23 de Março foi aprovado o milagre de Lucas Maeda de Oliveira, que conduziu à Canonização.

Maio 13​

A 13 de Maio, no Centenário das Aparições de Nossa Senhora, o Papa Francisco canonizou os Santos Pastorinhos, em Fátima.

Francisco

Jacinta

Olhares sobre os pastorinhos

Memórias da Irmã Lúcia

Dentro da Luz: Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima

Memórias da Irmã Lúcia – Volume II

Como Vejo a Mensagem

Apelos da Mensagem de Fátima

Os Santos Francisco e Jacinta

Francisco e Jacinta de Fátima: Duas Estrelas na Noite do Mundo

Irmâ Lúcia a Memória que Dela Temos