A Fundação Francisco e Jacinta Marto é uma instituição da Diocese de Leiria-Fátima que tem como finalidade principal a de contribuir para o conhecimento da vida e santidade dos Santos Francisco e Jacinta, bem como a de promover o culto a estes Santos, os mais jovens da História da Igreja.
Os Processos de Canonização de Francisco e Jacinta Marto foram introduzidos pelo Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, em 1952. Nessa altura, foi nomeado Postulador o Cónego João Pereira Venâncio que dará início aos dois Processos.
A primeira sessão dos Processos diocesanos para o inquérito sobre as virtudes dos pastorinhos foi realizada a 30 de Abril de 1952.
O Cónego João Pereira Venâncio fora, entretanto, nomeado bispo em 1954, e assumira a Diocese de Leiria em 1958.
O Cónego João Pereira Venâncio nomeia o P. Luís Kondor, SVD, como Postulador das Causas dos dois pastorinhos, cargo que o sacerdote húngaro ocupará até 2009, ano do seu falecimento.
Conclusão dos Processos diocesanos para o inquérito sobre as virtudes dos pastorinhos em 2 de Julho e 3 de Agosto, para a Jacinta e o Francisco respetivamente.
Os Processos foram entregues em Roma e, nesse mesmo ano, o P. Paolo Molinari, SJ foi nomeado Postulador in urbe e o P. Luís Kondor, SVD, Postulador extra urbem. Depois de um longo debate sobre a possibilidade da espiritualidade de uma criança alcançar maturidade de fé – já que, até então, apenas se canonizara crianças cristãs martirizadas –, a Congregação para a Causa dos Santos emite um parecer sobre a «idoneidade dos adolescentes para o exercício heróico das virtudes e do martírio», no qual se mostra favorável à possibilidade da canonização de crianças no uso da razão.
Com esse parecer favorável, as Positio sobre as virtudes do Francisco e da Jacinta foram redigidas e apresentadas à Congregação para a Causa dos Santos em 1988.
A 13 de Maio ano jubilar, o Papa João Paulo II, em Fátima, beatificou Francisco e Jacinta. A história da Igreja testemunhou, assim, pela primeira vez, a beatificação de crianças não-mártires com tão pouca idade (Jacinta faleceu com 9 anos e seu irmão com 10).
28 Outubro falecimento do P. Luís Kondor, SVD.
A 1 de Novembro foi nomeada Postuladora extra urbem a Ir.ª Ângela de Fátima Coelho, ASM.
A 22 de Junho de 2012, é nomeada Postuladora in urbe.
A 23 de Março foi aprovado o milagre de Lucas Maeda de Oliveira, que conduziu à Canonização.
A 13 de Maio, no Centenário das Aparições de Nossa Senhora, o Papa Francisco canonizou os Santos Pastorinhos, em Fátima.
©2023 Fundação Francisco e Jacinta Marto — Todos os direitos reservados.
Feito com 🤍 na Terra das Ideias.